Marioildo_celestino_NOKIA_GURU

27

PERDA, FURTO, OU ROUBO DE CELULAR O QUE FAZER??????

Marioildo_NOKIA GURU sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aprenda como se faz para bloquear seu aparelho e sua linha em casos de furtos e roubos.

A onda de violência e de assaltos não é um mal que atinge apenas as grandes capitais, pois se espalha por todas as localidades. Ninguém, por mais precavido que seja, está completamente livre de ser abordado em uma esquina ou de ter sua carteira sorrateiramente deslizada nos ônibus a caminho do trabalho.

Um dos principais alvos de criminosos é o celular. Isso ocorre porque muitos dos aparelhos ficam expostos, têm um custo elevado (alguns chegam a ultrapassar a barreira de dois mil reais), seguem os padrões GSM e são destravados (ou serão, com relativa facilidade), aceitando qualquer chip de operadora que seja colocado em seguida.

Depois de retirar o cartão original, é só o assaltante revender a um preço bem abaixo do mercado para obter lucro fácil e rápido.

Uma enorme dor de cabeça

Além do risco do assalto e da perda do aparelho, há ainda mais um grande problema para quem teve seu celular roubado ou furtado: todos os seus dados e informações estão centralizados no celular. Imagens, fotografias, listas de contatos, endereços e nomes de amigos e familiares são apenas alguns dos exemplos.



Se perder tudo isso não é motivo para lhe causar preocupação, saiba que há ainda mais uma coisa em jogo, a sua segurança (e a de todos os seus conhecidos). Os dados listados acima, em mãos erradas, podem alimentar sequestros e ameaças, gerando transtornos enormes para todos à sua volta.
Clientes que optaram pelo plano pós-pago ainda têm mais um “abacaxi” em suas mãos, haja vista que o celular pode ser utilizado por tempo ilimitado, sem quantias de crédito definidas. No fim do mês a surpresa pode ser grande.

Prevenção em primeiro lugar

Muitas pessoas não sabem, mas os aparelhos — em caso de roubo ou furto — podem ser completamente bloqueados (independentemente de utilizarem chips ou não) na rede telefônica. Para que isso ocorra, é necessário que você anote o código IMEI, uma identificação Internacional de celulares, única para cada aparelho.

Ela pode ser encontrada sob a bateria (na parte de trás do aparelho), na etiqueta da caixa do produto, na nota fiscal, ou ainda visualizada na própria tela. Basta que você digite “*#06#” pelo teclado numérico para que ele apareça. Sendo assim, não deixe de anotá-lo em um local seguro.

É essencial também guardar a nota fiscal, uma vez que ela comprova que o aparelho foi adquirido por você.

Salvando suas informações

Outra medida importante é realizar cópias de segurança de seus dados para o computador (backup). A maioria dos programas oficiais das fabricantes (tais como Nokia e Sony Ericsson) já oferece este recurso. Em dúvida, não hesite em contatá-las para obter informações a respeito de como proceder.

Por fim, uma ótima dica para aqueles que possuem celulares da marca Sony Ericsson é instalar o mGuard, um programa disponível aqui mesmo no Baixaki que permite controle remoto do seu aparelho por meio do envio de mensagens SMS. Com ele é possível utilizar códigos e senhas para bloquear, rastrear e muito mais.

Em caso de roubos

Seu celular foi levado? O primeiro passo é informar imediatamente a operadora telefônica para bloquear temporariamente a linha (ou o cartão SIM). Por lei, o número pode ficar bloqueado por até 120 dias antes de ser liberado para uso novamente, por outra pessoa. Entretanto, algumas operadoras oferecem prazos ainda mais maleáveis.

Serão pedidos alguns dados cadastrais, que variam de acordo com a prestadora de serviços, justamente para que seja realizada a verificação de quem solicita o bloqueio da linha.

Assim que comprar um aparelho novo, entre em contato com a operadora novamente — ou vá até uma loja — para pedir o desbloqueio e voltar a utilizar seu número antigo (no caso de celulares GSM é necessária a compra também de um novo cartão, o qual será reprogramado).



Lembre-se: durante este período de bloqueio sua linha permanece completamente congelada e isenta dos prazos de validade das recargas, isto é, não é necessário inserir créditos periodicamente para evitar o cancelamento definitivo.

Registrando a ocorrência

O próximo passo é procurar uma delegacia de polícia para registrar o BO, Boletim de Ocorrência. Este documento comprova que o celular não está mais em sua posse, algo essencial caso o aparelho seja utilizado em seguida para fins ilícitos.

Aqui é importante que você compreenda também a diferença entre furtos e roubos. Furtos ocorrem quando algo é roubado sem que a vítima perceba diretamente, sem danos físicos e sem envolvimento pessoal.



Para ilustrar, imagine que alguém “bateu” sua carteira no metrô e que você só percebeu quando estava em outro ponto, ou ainda que seu carro foi levado enquanto você estava distante. Isso é furto. Já o roubo está relacionado à violência e à tomada por força de um bem. Se alguém tomou seu aparelho por meio de assalto, pode-se dizer que houve roubo.

Quem teve o aparelho apenas furtado ainda pode realizar o registro via internet, evitando mais transtornos, pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública de sua região.

Cortando o mal pela raiz

A próxima etapa é bloquear definitivamente o aparelho para ligações. Para isso, você terá que entrar em contato novamente com a operadora telefônica, mas agora munido do boletim de ocorrência — geralmente aceito apenas por fax — e do código IMEI (siga os passos descritos acima para localizá-lo).

Assim, o infrator fica impedido de utilizar seu celular para quaisquer finalidades, observando apenas uma mensagem de “aparelho bloqueado” com a logomarca da fabricante e sem acesso aos seus dados.

Algumas operadoras também permitem um bloqueio provisório (com duração de sete dias) do aparelho sem o boletim de ocorrência, para que o ladrão seja neutralizado em seguida. Depois você pode registrar o BO com calma, no momento que for mais conveniente.



Pronto, agora você já sabe exatamente como proceder nestas desagradáveis situações. Nenhum de nós está livre dos assaltos e da violência, mas há, ao menos, meios de proteger nossas informações das garras dos criminosos.

E mais importante de tudo: não participe da rede ilegal de comércio que se beneficia de bens e produtos furtados. Você pode pagar menos, mas estará influenciando alguém a roubá-lo no dia seguinte.

27 comentários:

Anônimo disse...

tem algum recurso no celular, nokia que possibilite uma segurança no celular???
Luis. MG

Anônimo disse...

existe algum software que de maior segurança no caso de roubo do celular?

Antonio, Banzae -BA

MARIOILDO disse...

sim luiz VA E, CONFIGURAÇÕES/ SEGURANGA LA VC PODE DEFINIR UMA SENHA DE PROTEÇÃO, BEM COMO, BLOQUEIOS DE OUTROS CARTOES SIM, (CHIP) QUE GARANTEM MAIOR SEGURANÇA EM SEU CELULAR LA VC PODE DEFINIR UMA SENHA JA QUE A SENHA PADRAO E 12345 OU 123456 MODIFIQUE ESTA SENHA PARA EVITAR QUE TERCEIROS TENHAM ACESSO A SEU CELULAR

MARIOILDO disse...

EXISTE varios um que recomendo e PHONE GUARDIAN 2.0 QUE vc pode encontra-lo em www.4shared.com, em breve postarei o mesmo aqui bem como a forma de usá-lo

Anônimo disse...

no caso so o imei do celular ja me garante segurança????????
marcos abdon
ceara

MARIOILDO disse...

nao amigo e preciso que tenha em maos sua nota fiscal do aparelho, faça um boletim de ocorrencia na sua delegacia, so o imei do celular nao serve como provas de que o referido celular era seu e vc possa efetivar o bloqueio junto a sua operadora de telefonia

Anônimo disse...

Não entendi, mário , como posso garantir segurança com o imei de meu celular??????? em caso de roubo???? Felipe Silva - CE

Marioildo disse...

o que eu quero dizer e que aconselho a todos a manter o seus imeis anotadosem local seguro, pois somente com a posse do mesmo podera bloqueá-lo junto a sua operadora para uso indevido do celular roubado, ou por outros chips tb.

Edna Nunes, Feira -BA disse...

Meu celular foi roubado tem como localiza-lo era um nokia n95 black?

Marioildo Celestino disse...

nao edna existe programas qye promete este milagre, por gps, mas vc nem tinha instalado suponho, o bom era que vc tivesse anotado seu IMEI com *#06# faça isso no proximo e anote-o em local seguro pois com ele vc podera inutilizar o celular, mesmo com a troca de chip, não se esqueça deste procedimento e muito importante.

carlos eduardo disse...

qual melhor programa para proteção do celular contra roubo????

Marioildo Celestino disse...

Um que recomendo e o phone guardian, mas te recomendo que vc mantenha guardado o seu numero de IMEI EM local seguro pois e com eke que vc bloqueia totalmente seu nokia , contra uso de outros chips.

kelton lucas disse...

Perdi meu nokia n95 a dois dias tem como localiza-lo via gps, pois um amigo meu disse que isso e possivel? como fazer isso?

Marioildo Celestino disse...

tem um programa o phone locator que promete isso localize ele pelo google, mas ele tem, que estar instaldo no celular antes do furto/roubo e logico sem isso nao tem nem como tentar.......

Marioildo Celestino disse...

deixe o gps ativo para usar o phone locator ok

kelton lucas disse...

onde encontro esse phone locator pois nao consigo localizá-lo

Marioildo disse...

ola amigo vc pode encontra-lo em phonelocator.mobi.com ou use o google e digite PHONE LOCATOR

lukinhas disse...

como localizo o IMEI amigo da posse dele se perde-lo posso bloquea-lo mesmo?

Marioildo disse...

e so digitar amigo na tela de qualquer celular *#06# e aparecera um numero de 15 digitos anote-o e guarde-o com segurança ok com ele vc faz o bloqueio definitivo sim, em caso de perda ou roubo

Marcia Nunes disse...

Marioildo, fiquei muito contente ao ler as suas explicações sobre o que fazer no caso de furto de um celular, pois o meu foi furtado há dois dias atrás. Porém o que me deixou mais contente, foi o fato de você ser um baiano super cabeça e fornecer todas as informações gratuitamente com bastante calma e clareza. Saiba que tornei-me sua fã; são de pessoas assim que o mundo precisa. Um forte abraço e PARABÉNS pelo seu maravilhoso trabalho.

Marioildo disse...

obrigado Marcia para mim isso e muito importante o reconhecimento pelo trabalho prestado, ok precisando e em caso de duvidas e so postar aqui que ajudarei na medida do possível

Antunes, Ferraz disse...

existe programas eficazes de bloqueio remoto do nokia, que nos garante a referida segurança?

Marioildo disse...

ola antunes a melhor forma e ter em posse seu imei e seguir as dicas neste post, nao confie na sorte de apenas esses programas, nao tenho certeza de que serao eficazes para cada caso e modelo de celular, faça conforme o post e tenha mais segurança nisso, abraços

Anônimo disse...

Boa tarde
Li todos os comentarios mas quero confirmar, perdi meu celular Sony Ericsson W380, mas comprei na Espanha é ja veio livre para qualquer operadora. Nao anotei o IMEI, entao posso bloquear somente com a nf? ou o numero do aparelho que consta na nf. Obrigadu

Marioildo disse...

ola rapaz se vc tem aq posse da nota fiscal do aparelho e sua operadora deva ter o imei no sistema aconselho a vc a ligar para a sua operadora e fazer a solicitação de bloqueio, com ela, pois acredito de que provando vc ser o dono com boletim de ocorrencia, e nota fiscal nao teria pq eles nao bloqueare o IMEI ja que eles tem no sitema deles, por isso entre em contato com sua operadora e avergigue isso ao certo ok, abraços

Carlos - Rio de Janeiro disse...

Carlos -Rio de Janeiro.
Olá conterrâneo, vc comentou que pode-se descobrir o IMEI na etiqueta que vem na caixa. Seria o numeral abaixo do código de barras?
Agradeço

Marioildo_NOKIA GURU disse...

Ele e 15 numeros e vem imei no nome olhe se tem 15 numeros e na etiqueta onde ven modelo d nokia

Postar um comentário

SOU UM NOKIA GURU, deixem seus comentários e dúvidas, serão respondidos o mais breve possível . Se não quiser se cadastrar, para postar, escolha no campo comentar como: NOME/URL (lembrando não é obrigatório preencher o campo URL caso nao tenha coloca so no campo Nome : seu nome, cidade - ESTADO. Ex.: Joana, Rio de Janeiro -RJ e clica em continuar), mas jamais deixem de colocar nome, cidade em hipótese alguma serão solucionadas duvidas que não atenderem este requisito a partir de hoje. ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITAS PERGUNTAS SOBRE HACKEAMENTO OU DE CONTEUDO ILEGAL, AS QUE SEGUIREM ESTE CRITÉRIO E EM DESACORDO COM AS NORMAS DO PROGRAMA NOKIA GURU, SERÃO DELETADAS.

 
Copyright 2010 Nokia Conecte